quinta-feira, 31 de março de 2011

Raquel Barros no evento “Investimento, inovação e redes de impacto socioambiental”.


Uma rede de Pessoas e Organizações compartilhando  SINERGIA para acelerar o desenvolvimento sustentável,  através das melhores práticas socioambientais. 


CONVIDA para o Evento “Investimento, inovação e redes de impacto socioambiental”. Esta é uma oportunidade para conhecer exemplos de investimentos, soluções inovadoras e geradoras de novos negócios que transformam vidas de milhares de pessoas e que contribuem na criação de um espaço mais sustentável para o planeta.

Além da apresentação dos cases, será conduzido um debate com os palestrantes para gerar maior diálogo entre representantes de empresas, governos e sociedade civil . E, dessa maneira, trocar ideias e conhecimento, encontrar novas e conjuntas propostas para acelerar ações positivas para a sustentabilidade que tangem ao turismo, grandes eventos esportivos, aumento da participação cidadã cidadão e entre outros.

 Palestrantes:
·        Raquel Barros Fundadora Associação Lua Nova – Jovens mulheres e seu papel na inovação da construção civil.
·        Flávio Bassi Jr. Fundador da Ocareté – Tema: Integração de soluções socioambientais através da Cartografia digital comunitária.

·        Luciana Lanzoni – Coordenadora Instituto Sadia – Tema: Investimento de impacto empresarial e comunitário.
·        Maria Brant e Renata Boulous - Sócias Fundadoras da INCIDE (Instituto de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento) – Tema: Investimento, cooperação e conhecimento em rede.
·        Palestrante (a definir) – Aliança Empreendedora – Cadeia produtiva de valor socioambiental.
·       Rosana Perroti Fundadora da Plataforma Sinergia – Tema: SINERGIA para acelerar o Desenvolvimento Sustentável.

Condução do evento: Elenice Tamashiro - Representante da Zigla Consultores no Brasil

Debates com a mediadora: Marilena Lavoratto - Presidente e Fundadora do Instituto Mais - O maior banco de práticas socioambientais do Brasil.

Quando: 13 de abril, das 14hs às 18hs.
Local: Rua Dr. Cardoso de Melo, 291, Vila Olímpia, São Paulo.
Estacionamento: no local, com serviço de Valet.
A participação é gratuita e as vagas são limitadas.  Por favor, confirme  presença até 11/04/2011 pelo e-mail  atendimento@plataformasinergia.com.br, informando nome completo, empresa e telefone para contato.
Esse encontro é mais uma demonstração efetiva do poder de ação conjunta. Por isso agradecemos a todos os parceiros da Plataforma Sinergia que contribuíram para a sua realização. Venha também fazer parte dessa SINERGIA!
Mais informações: www.plataformasinergia.com.br ; twitter: @plat_sinergia; facebook: plataforma.sinergia; linkedin: plataformasinergia

quarta-feira, 30 de março de 2011

Primeiros selecionados na Chamada Criativa

A primeira fase da Chamada Criativa acabou, e a lista dos primeiros selecionados já saiu! Confira-os no It's Noon!
Dentre os selecionados estão vários participantes da Lua Nova! Não deixe de participar desta ótima iniciativa do site It's Noon!

terça-feira, 29 de março de 2011

Projeto Luz

Neste domingo (27/03) foi realizado no abrigo Comunidade Lua Nova, onde as mães moram e constróem casas, um encontro do Projeto Luz, realizado pelo Kabbalah Centre. Foi feita uma aula de scrapbooking (decoração de álbuns) com as mães e as crianças participaram de atividades organizadas por voluntários da ONG. Um almoço foi servido para todos presentes. Veja as fotos do encontro:




















Todos se divertiram e as ações foram muito bem recebidas!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Voluntários fazem visita à Lua Nova

Nesta sexta-feira (25/03), alguns voluntários que vieram para o curso de redução de danos fizeram uma visita à Incubadora Lua Nova. Eles são do Piauí e Paraíba e realizam trabalhos de inclusão social, e vieram conhecer a Lua Nova por ser pioneira na área. Afirmam que nosso trabalho é muito reconhecido, e vieram conhecê-lo para aprender nossa metodologia e aplicar em seus respectivos projetos. Confira fotos da visita:







quinta-feira, 24 de março de 2011

Fundadora da Lua Nova no 3º Prêmio Mulher em Destaque Opaque


Promovido pela Opaque, o Prêmio Mulher em Destaque Opaque gratifica mulheres notáveis nas categorias Artes Cênicas, Esportes, Jornalismo e Responsabilidade Social. Vencedora na última categoria no ano de 2010, Raquel Barros, fundadora da Lua Nova, está no comitê de notáveis para julgar as indicadas desse ano, ao lado de Serginho Groisman e outras grandes entidades. Acesse o site da premiação para mais informações!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Workshop: Voluntários Transformando Sonhos em Ação

Clique na imagem para ampliar
  Neste sábado, 26 de março, ocorrerá o workshop Voluntários Transformando Sonhos em Ação, e a Lua Nova estará participando! Mais informações em http://gmmashoka.wordpress.com/ e http://gmmashoka.ning.com/

Saiba mais sobre o que a Lua Nova já fez e está fazendo

Atuando por mais de 10 anos no âmbito social, a ONG Lua Nova já passou por muita coisa. Confira o que já foi feito e o que continua acontecendo, e fique atento para o que ainda está por vir! 

Histórico
Com a missão de resgatar e desenvolver a auto-estima, a cidadania, o espaço social e a auto-sustentabilidade de jovens mães vulneráveis, facilitando sua inserção como multiplicadoras de um processo de transformação de comunidades em risco, a Associação de Formação e Reeducação Lua Nova está em atividade há 10 anos e município de Sorocaba/SP e têm apresentado êxito em suas ações, colecionando uma série de premiações e acontecimentos que aumentam nossa credibilidade e disposição para continuar no trabalho, entre eles:
Desenvolvemos ações em comunidades em situação de vulnerabilidade da cidade de Sorocaba,com foco na questão da drogadição e da exclusão grave. A Lua Nova desenvolveu também centros de profissionalização, geração de renda (oficina criando arte e panificadora lua Nova, construção civil) e Incubação e sempre procura trabalhar com propostas inovadoras (teatro, vídeos, dança) atuando como agentes de prevenção e de acolhimento nas questões relacionadas ao uso de drogas, AIDS, exploração sexual, prostituição e gravidez na adolescência.

Premiações
Vencemos o Premio Criança da Fundação Abrinq 2002, conseguindo por nossa qualidade e inovação no setor convivência familiar e comunitária ser referência para outros trabalhos no país. Através da Fundação Abrinq a Lua Nova foi e é inspiração para outras iniciativas de abrigamento e estimula o desenvolvimento de políticas públicas que asseguram uma proteção integral às crianças brasileiras.
Em 2003 estruturamos um livro, um ensaio fotográfico – Pela Lente do Amor que ganhou da Imprensa Oficial do Estado o titulo de projeto original e educativo e transformou-se em livro que foi reproduzido em língua portuguesa e italiana para servir de material didático a Organizações não governamentais.
Lua Nova foi reconhecida como a experiência diferenciada de acolhimento residencial possibilitando não somente um acolhimento de qualidade com a construção de projetos de vida como também um espaço de protagonismo e formação de vínculos saudáveis. Este mérito se concretiza no livro Convivendo com Abrigos do Centro de Capacitação e informação familiar – Convivendo Com abrigos – editado em agosto de 2004.
Em 2006 vencemos o prêmio Cláudia e fomos reconhecidos naquele ano como melhor iniciativa social do país.
O grande potencial de Lua Nova em empoderar e criar possibilidades econômicas a seus usuários inspiraram a UNESCO a propor o Projeto de Sustentabilidade a Situações de Vulnerabilidade, liderado por Lua Nova e replicado em outros países como Colômbia, Chile, México, Costa Rica e Haiti. Esta parceria com a Unesco hoje esta voltada a jovens usuários de drogas.
Em 2005, Lua Nova vence o Premio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey, primeiro lugar com o melhor Plano de Negócio elaborado para a idéia da Empreiteira Escola Lua Nova. Este prêmio mostrou o quanto poderia ser viável ensinar e acompanhar um grupo de jovens mães na construção de suas próprias casas. No final deste mesmo ano, a Lua Nova recebeu o apoio da Petrobrás para a construção do primeiro condomínio social que foi inaugurado em janeiro de 2008. Em 2007, fomos escolhidos pela Secretaria Nacional Anti Drogas para sistematizar nossa experiência e o material sistematizado esta sendo distribuído como “best practice”a ser replicada todos os municípios do Brasil. Em 2008 fica entre os 5 finalistas do Premio ETHOS Inovação e  Sustentabilidade com a Empreiteira Escola.
Desde novembro de 2008, esta organização junto a Secretaria Especial dos Direitos Humanos está frente a um projeto de disseminação de experiências, cujo objeto é “Qualificar o atendimento dos programas de atenção a adolescentes grávidas e jovens mães vitimas de abuso e exploração sexual e outras vulnerabilidades, desenvolvidos por organizações da sociedade civil e do poder público a partir das aprendizagens da Associação Lua Nova, e contribuir para uma mudança de cultura com relação à gravidez de risco ou não planejada fazendo da maternidade uma oportunidade de superação dessas vulnerabilidades”.
Ainda em 2008 fomos o terceiro colocado no prêmio concedido pela Fundação Schwab Folha de São Paulo como Empreendedor Social de destaque no Brasil.
Em 2010 vencemos o prêmio Changemakers, condedido pela Ashoka, com o projeto Empreiteira Escola, tendo sido a Lua Nova a única finalista da América do Sul, visto que o prêmio tinha uma abrangência mundial.

Objetivos
A Lua Nova visa a criação de propostas inovadoras que abranjam no seu complexo as questões de vulnerabilidade como saúde, educação, profissionalização, geração de emprego e renda, sensibilização e inserção social efetiva na comunidade e moradia. E tem como prática reforçar sua auto estima, ajudando-as a reconquistarem seu espaço social, exercendo seus direitos de cidadania e dando-lhe apoio para aquisição de competência, influenciando políticas públicas municipais, estaduais e nacionais sensibilizando atores institucionais convidando a uma reflexão sobre as condições desta população e melhorar as redes de assistência, sua eficácia e eficiência.

Perfil dos Beneficiários
Em janeiro de 2011 foi realizado um mapeamento entre as jovens mães que vivem no abrigo e freqüentam os projetos de geração de renda (29 jovens), com o objetivo de levantar dados acerca da realidade de nossos atendidos, bem como repensa as práticas junto aos mesmos.
Segue abaixo um resumo dos dados obtidos:

1) Quantas são mães?

2) Quantos filhos por cada jovem mãe?
           
            3) Quais drogas mais usadas?

4) Quais os motivos de encaminhamento para a Lua Nova?

Descrição:

Acolhimento (Abrigo)

A Lua Nova executa uma metodologia efetiva para a atenção a jovens mulheres brasileiras em situação de risco: condições de abandono, violência física, psicológica e sexual, o abuso de álcool e drogas, prostituição e maternidade precoce. As ações visam à criação de propostas inovadoras que abranja no seu complexo as questões de vulnerabilidade como saúde, educação, profissionalização, geração de emprego e renda, sensibilização e inserção social efetiva na comunidade e moradia. O objetivo é reforçar sua auto estima, ajudando-as a reconquistarem seu espaço social, exercendo seus direitos de cidadania e dando-lhe apoio para aquisição de competências para enfrentar a maternidade com responsabilidade. Pretende influenciar políticas públicas municipais, estaduais e nacionais sensibilizando atores institucionais convidando a uma reflexão sobre as condições desta população e melhorar as redes de assistência, sua eficácia e eficiência.
O espaço de residência tem capacidade para 50 pessoas, onde são acolhidos as mães e seus filhos, com atendimento sócio-pedagógico e psicoterápico, trabalhos de conscientização cidadã, maternal e social;
Na residência da Lua Nova, a psicóloga, a coordenadora e as educadoras trabalham com as jovens mães conceitos de responsabilidade, maternidade e cidadania, por meio de afazeres domésticos, cooperação e interação com a comunidade situada ao redor da Lua Nova, orientando sobre direitos e deveres das mesmas.

Geração de Renda e Incubação

A metodologia da Lua Nova enfatiza a quebra do isolamento e propõe o enfrentamento da realidade e do entorno social. O objetivo é mobilizar os jovens para que enfrentem a vida cotidiana de modo responsável, assumam as dificuldades e convivam com as contradições, sem fugir ou submeter-se passivamente.
Para tanto, oferece projetos que atuam na ótica da geração de renda (processo de inserção do jovem em grupos produtivos para desenvolvimento de potencialidades e conseqüente geração de renda) e da Incubação Social (Processo de capacitação, assessoria e suporte a iniciativas de geração de emprego e renda que extrapola os muros universitários, atingindo comunidades que vivem em situação de exclusão social) para promover a inclusão.
O desafio de viabilizar este objetivo na nossa realidade social e cultural, na qual as condições de vida das jovens e o acesso a serviços são precários, tem exigido a busca criativa por novas soluções e estratégias.

Negócios de Geração de Renda e Incubação:



Panificadora Lua Crescente: Produção e venda de biscoitos artesanais e serviços de coffee break e brunch.
Criando Arte: O projeto objetiva a formação de costureiras e a criação, desenvolvimento, produção e venda de bonecas e brinquedos pedagógicos com tecidos e outros materiais.
Empreiteira Escola Lua Nova: Criação de grupos de construção civil para a venda de produtos e serviços e construção de casas para população de baixa renda.
Cooperativa de Silk: Desenvolvimento de produtos de serigrafia, camisetas, cartazes, etc.
Brindes da Lua: Extensão do Projeto Criando Arte que tem como intuito desenvolver a geração de renda de jovens mães de Sorocaba unindo o trabalho social à produtos sustentavelmente ecológicos buscando sempre utilizar em sua matéria-prima refugos e sobras de produção têxtil de empresas da região de Sorocaba e Grande São Paulo.


DISSEMINAÇÃO
Visando somar esforços e intervir conjuntamente em resposta ao desafio imposto pela associação entre drogas, violência e juventude, surgiu o Programa Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, um trabalho da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas DO Ministério da Justiça (SENAD), em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça.
O programa desenvolve ações no âmbito da prevenção, tratamento e reinserção social.
        No âmbito das ações preventivas, o Programa estabeleceu as “Boas Práticas”, elencando instituições, organizações e associações não governamentais que atuam fortemente na melhoria das condições de vida das comunidades e que, em parceria com o governo, fortalecem e ampliam o alcance das políticas sociais.
        A Lua Nova foi um dos projetos selecionados pela SENAD, pelo impacto alcançado junto à jovens mães usuárias de drogas em situação de vulnerabilidade, com destaque à sua metodologia inovadora. A disseminação está acontecendo em 11 estado brasileiros.

Tratamento Comunitário e Redução de danos

O Tratamento Comunitário é um conjunto de ações, instrumentos, práticas e conceitos organizados em um processo que tem como fim o melhoramento das condições de vida das pessoas que abusam de drogas, assim como o melhoramento das condições de vida nas comunidades locais nas quais eles vivem e os operadores trabalham. A maior parte das ações que acontece dentro da ótica do Tratamento, fundamenta-se na prática de quatro aspectos/macro ações ou eixos: organização, educação, terapia, trabalho.
Ao lado do Tratamento Comunitário está a redução de Danos que requer um olhar diferenciado para o uso de drogas. O foco não se restringe ao uso, mas à pessoa com sua história de vida, potencialidades, superações, desejos.
Os projetos que executam ações em Tratamento Comunitário e Redução de Danos na Lua Nova são:
- Núcleo da Vila
- Nóis na Rua
- Conhecendo, atuando e multiplicando saberes

terça-feira, 22 de março de 2011

Lua Nova na campanha ChangemakeHERS


A Ashoka, uma organização mundial sem fins lucrativos está promovendo a campanha ChangemakeHERS, um movimento dinâmico e viral da voz das mulheres. A ONG Lua Nova também faz parte dessa campanha, confira alguns destaques:

- A Campanha ChangemakeHERS foi classificada como um dos 3 melhores sites para o Dia Internacional da Mulher pelo agregador do Huffington Post;
- Os tweets da campanha foram retweetados 400 vezes, compartilhados e "curtidos" 500 vezes no Facebook;
- O release de imprensa foi traduzido em três idiomas e atingiu centenas de meios de comunicação em todo o mundo;
- Mais de 75 mil pessoas viram os artigos das homenageadas até agora;
- Cerca de 1,3 milhões de visitas em sites como Care2.com, Divine Caroline, Beyond Sport, EcoSalon e Yahoo.

Confira a matéria com Raquel Barros, fundadora da Lua Nova e acompanhe o blog da campanha Changemakers.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Lua Nova, em parceria com a Street Kids International, promove workshop


Entre os dias 8 e 20 de abril a Lua Nova e a Street Kids International da Inglaterra irão promover um workshop sobre "desenvolvimento de negócios e microempreendimentos para jovens em situação de vulnerabilidade social". O curso será na Incubadora Lua Nova em Votorantim e oferecerá certificação e alimentação, sendo oferecidas duas vagas para educador por organização e duas vagas para jovens em situação de vulnerabilidade por organização.
Fique atento para mais informações!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lua Nova na campanha All 2gether 4 Japan

O site de vendas Fractald está com a campanha All 2gether 4 Japan (Todos Juntos Pelo Japão), onde vende produtos com parte da renda destinada às vítimas das tragédias no Japão.
E a ONG Lua Nova está participando dessa campanha, com a venda de bonecas japonesas produzidas pela ONG no projeto Criando Arte.





Compre os produtos e ajude você também as vítimas no Japão!

Doutores de Rua - Fotos

Como foi dito anteriormente no blog, a Lua Nova está com o projeto Doutores de Rua. Confira agora fotos das ações neste carnaval, onde houve conscientização da população e distribuição de preservativos.









O público se divertiu e as ações foram um sucesso!