quarta-feira, 6 de abril de 2011

Curso Kabbalah - Projeto Luz

Lançado no final de 2010, o Projeto Luz é uma ação do Kabbalah Centre do Brasil, que tem como missão levar a sabedoria da Kabbalah para pessoas carentes. A primeira ONG a ser adotada é a Lua Nova.

O trabalho do Kabbalah Centre visa despertar nas jovens meninas da ONG novas perspectivas de vida por meio de práticas educativas que valorizem a espiritualidade. A idéia do Kabbalah Centre é fazer com que as meninas se sintam responsáveis pelo que conquistaram e, dessa forma, adquirir vontade de prosperar.

Mais do que pelo discurso das palavras, o aprendizado da espiritualidade (que tem a ver exclusivamente com o desenvolvimento de valores humanos) ocorre pelas práticas, vivências e pelos acontecimentos que estimulam as pessoas a incorporar a capacidade de resistir à adversidade e utilizá-la para o seu crescimento pessoal, social e profissional. Por isso, não basta 'adotar' e oferecer para determinada entidade recursos materiais e financeiros. Eles são importantes, mas devem ser vistos como uma base para que a espiritualidade possa entrar. Segundo Rav Yehuda Ashlag, o fundador do Kabbalah Centre, em 1922, em Jerusalém, “de nada adianta oferecer espiritualidade para quem tem fome”. Ou seja, primeiro é necessário oferecer condições físicas. Aí sim o trabalho espiritual pode ser introduzido.

De que forma a Kabbalah pode ajudar?

O objetivo principal da espiritualidade, neste projeto, é a melhoria dos pensamentos, palavras e ações. Com essa base, os indivíduos passam a ter consciência sobre que valores necessários para a conquista de uma vida melhor. E é exatamente aqui que a Kabbalah entra. As meninas da Lua Nova estão recebendo aulas semanais de Kabbalah, que integram um curso de 20 semanas ministrado pela professora Esther Shani. E os resultados já estão sendo sentidos. “Claro que é um processo longo, mas as meninas estão mudando de postura. Elas começam a enxergar que a posição de vítima não é interessante e se tornam mais responsáveis por suas próprias vidas”, comenta Raquel Barros, fundadora do Lua Nova.

Por meio de seus ensinamentos, a Kabbalah oferece ferramentas para que as pessoas assumam suas responsabilidades. O trabalho consiste em um constante exercício para que se consiga enxergar a “grande figura”, contribuindo assim para o resgate da auto-estima e para a conquista de uma postura de vida pró-ativa.

Confira fotos do último curso:





Nenhum comentário:

Postar um comentário