quarta-feira, 23 de março de 2011

Saiba mais sobre o que a Lua Nova já fez e está fazendo

Atuando por mais de 10 anos no âmbito social, a ONG Lua Nova já passou por muita coisa. Confira o que já foi feito e o que continua acontecendo, e fique atento para o que ainda está por vir! 

Histórico
Com a missão de resgatar e desenvolver a auto-estima, a cidadania, o espaço social e a auto-sustentabilidade de jovens mães vulneráveis, facilitando sua inserção como multiplicadoras de um processo de transformação de comunidades em risco, a Associação de Formação e Reeducação Lua Nova está em atividade há 10 anos e município de Sorocaba/SP e têm apresentado êxito em suas ações, colecionando uma série de premiações e acontecimentos que aumentam nossa credibilidade e disposição para continuar no trabalho, entre eles:
Desenvolvemos ações em comunidades em situação de vulnerabilidade da cidade de Sorocaba,com foco na questão da drogadição e da exclusão grave. A Lua Nova desenvolveu também centros de profissionalização, geração de renda (oficina criando arte e panificadora lua Nova, construção civil) e Incubação e sempre procura trabalhar com propostas inovadoras (teatro, vídeos, dança) atuando como agentes de prevenção e de acolhimento nas questões relacionadas ao uso de drogas, AIDS, exploração sexual, prostituição e gravidez na adolescência.

Premiações
Vencemos o Premio Criança da Fundação Abrinq 2002, conseguindo por nossa qualidade e inovação no setor convivência familiar e comunitária ser referência para outros trabalhos no país. Através da Fundação Abrinq a Lua Nova foi e é inspiração para outras iniciativas de abrigamento e estimula o desenvolvimento de políticas públicas que asseguram uma proteção integral às crianças brasileiras.
Em 2003 estruturamos um livro, um ensaio fotográfico – Pela Lente do Amor que ganhou da Imprensa Oficial do Estado o titulo de projeto original e educativo e transformou-se em livro que foi reproduzido em língua portuguesa e italiana para servir de material didático a Organizações não governamentais.
Lua Nova foi reconhecida como a experiência diferenciada de acolhimento residencial possibilitando não somente um acolhimento de qualidade com a construção de projetos de vida como também um espaço de protagonismo e formação de vínculos saudáveis. Este mérito se concretiza no livro Convivendo com Abrigos do Centro de Capacitação e informação familiar – Convivendo Com abrigos – editado em agosto de 2004.
Em 2006 vencemos o prêmio Cláudia e fomos reconhecidos naquele ano como melhor iniciativa social do país.
O grande potencial de Lua Nova em empoderar e criar possibilidades econômicas a seus usuários inspiraram a UNESCO a propor o Projeto de Sustentabilidade a Situações de Vulnerabilidade, liderado por Lua Nova e replicado em outros países como Colômbia, Chile, México, Costa Rica e Haiti. Esta parceria com a Unesco hoje esta voltada a jovens usuários de drogas.
Em 2005, Lua Nova vence o Premio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey, primeiro lugar com o melhor Plano de Negócio elaborado para a idéia da Empreiteira Escola Lua Nova. Este prêmio mostrou o quanto poderia ser viável ensinar e acompanhar um grupo de jovens mães na construção de suas próprias casas. No final deste mesmo ano, a Lua Nova recebeu o apoio da Petrobrás para a construção do primeiro condomínio social que foi inaugurado em janeiro de 2008. Em 2007, fomos escolhidos pela Secretaria Nacional Anti Drogas para sistematizar nossa experiência e o material sistematizado esta sendo distribuído como “best practice”a ser replicada todos os municípios do Brasil. Em 2008 fica entre os 5 finalistas do Premio ETHOS Inovação e  Sustentabilidade com a Empreiteira Escola.
Desde novembro de 2008, esta organização junto a Secretaria Especial dos Direitos Humanos está frente a um projeto de disseminação de experiências, cujo objeto é “Qualificar o atendimento dos programas de atenção a adolescentes grávidas e jovens mães vitimas de abuso e exploração sexual e outras vulnerabilidades, desenvolvidos por organizações da sociedade civil e do poder público a partir das aprendizagens da Associação Lua Nova, e contribuir para uma mudança de cultura com relação à gravidez de risco ou não planejada fazendo da maternidade uma oportunidade de superação dessas vulnerabilidades”.
Ainda em 2008 fomos o terceiro colocado no prêmio concedido pela Fundação Schwab Folha de São Paulo como Empreendedor Social de destaque no Brasil.
Em 2010 vencemos o prêmio Changemakers, condedido pela Ashoka, com o projeto Empreiteira Escola, tendo sido a Lua Nova a única finalista da América do Sul, visto que o prêmio tinha uma abrangência mundial.

Objetivos
A Lua Nova visa a criação de propostas inovadoras que abranjam no seu complexo as questões de vulnerabilidade como saúde, educação, profissionalização, geração de emprego e renda, sensibilização e inserção social efetiva na comunidade e moradia. E tem como prática reforçar sua auto estima, ajudando-as a reconquistarem seu espaço social, exercendo seus direitos de cidadania e dando-lhe apoio para aquisição de competência, influenciando políticas públicas municipais, estaduais e nacionais sensibilizando atores institucionais convidando a uma reflexão sobre as condições desta população e melhorar as redes de assistência, sua eficácia e eficiência.

Perfil dos Beneficiários
Em janeiro de 2011 foi realizado um mapeamento entre as jovens mães que vivem no abrigo e freqüentam os projetos de geração de renda (29 jovens), com o objetivo de levantar dados acerca da realidade de nossos atendidos, bem como repensa as práticas junto aos mesmos.
Segue abaixo um resumo dos dados obtidos:

1) Quantas são mães?

2) Quantos filhos por cada jovem mãe?
           
            3) Quais drogas mais usadas?

4) Quais os motivos de encaminhamento para a Lua Nova?

Descrição:

Acolhimento (Abrigo)

A Lua Nova executa uma metodologia efetiva para a atenção a jovens mulheres brasileiras em situação de risco: condições de abandono, violência física, psicológica e sexual, o abuso de álcool e drogas, prostituição e maternidade precoce. As ações visam à criação de propostas inovadoras que abranja no seu complexo as questões de vulnerabilidade como saúde, educação, profissionalização, geração de emprego e renda, sensibilização e inserção social efetiva na comunidade e moradia. O objetivo é reforçar sua auto estima, ajudando-as a reconquistarem seu espaço social, exercendo seus direitos de cidadania e dando-lhe apoio para aquisição de competências para enfrentar a maternidade com responsabilidade. Pretende influenciar políticas públicas municipais, estaduais e nacionais sensibilizando atores institucionais convidando a uma reflexão sobre as condições desta população e melhorar as redes de assistência, sua eficácia e eficiência.
O espaço de residência tem capacidade para 50 pessoas, onde são acolhidos as mães e seus filhos, com atendimento sócio-pedagógico e psicoterápico, trabalhos de conscientização cidadã, maternal e social;
Na residência da Lua Nova, a psicóloga, a coordenadora e as educadoras trabalham com as jovens mães conceitos de responsabilidade, maternidade e cidadania, por meio de afazeres domésticos, cooperação e interação com a comunidade situada ao redor da Lua Nova, orientando sobre direitos e deveres das mesmas.

Geração de Renda e Incubação

A metodologia da Lua Nova enfatiza a quebra do isolamento e propõe o enfrentamento da realidade e do entorno social. O objetivo é mobilizar os jovens para que enfrentem a vida cotidiana de modo responsável, assumam as dificuldades e convivam com as contradições, sem fugir ou submeter-se passivamente.
Para tanto, oferece projetos que atuam na ótica da geração de renda (processo de inserção do jovem em grupos produtivos para desenvolvimento de potencialidades e conseqüente geração de renda) e da Incubação Social (Processo de capacitação, assessoria e suporte a iniciativas de geração de emprego e renda que extrapola os muros universitários, atingindo comunidades que vivem em situação de exclusão social) para promover a inclusão.
O desafio de viabilizar este objetivo na nossa realidade social e cultural, na qual as condições de vida das jovens e o acesso a serviços são precários, tem exigido a busca criativa por novas soluções e estratégias.

Negócios de Geração de Renda e Incubação:



Panificadora Lua Crescente: Produção e venda de biscoitos artesanais e serviços de coffee break e brunch.
Criando Arte: O projeto objetiva a formação de costureiras e a criação, desenvolvimento, produção e venda de bonecas e brinquedos pedagógicos com tecidos e outros materiais.
Empreiteira Escola Lua Nova: Criação de grupos de construção civil para a venda de produtos e serviços e construção de casas para população de baixa renda.
Cooperativa de Silk: Desenvolvimento de produtos de serigrafia, camisetas, cartazes, etc.
Brindes da Lua: Extensão do Projeto Criando Arte que tem como intuito desenvolver a geração de renda de jovens mães de Sorocaba unindo o trabalho social à produtos sustentavelmente ecológicos buscando sempre utilizar em sua matéria-prima refugos e sobras de produção têxtil de empresas da região de Sorocaba e Grande São Paulo.


DISSEMINAÇÃO
Visando somar esforços e intervir conjuntamente em resposta ao desafio imposto pela associação entre drogas, violência e juventude, surgiu o Programa Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, um trabalho da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas DO Ministério da Justiça (SENAD), em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça.
O programa desenvolve ações no âmbito da prevenção, tratamento e reinserção social.
        No âmbito das ações preventivas, o Programa estabeleceu as “Boas Práticas”, elencando instituições, organizações e associações não governamentais que atuam fortemente na melhoria das condições de vida das comunidades e que, em parceria com o governo, fortalecem e ampliam o alcance das políticas sociais.
        A Lua Nova foi um dos projetos selecionados pela SENAD, pelo impacto alcançado junto à jovens mães usuárias de drogas em situação de vulnerabilidade, com destaque à sua metodologia inovadora. A disseminação está acontecendo em 11 estado brasileiros.

Tratamento Comunitário e Redução de danos

O Tratamento Comunitário é um conjunto de ações, instrumentos, práticas e conceitos organizados em um processo que tem como fim o melhoramento das condições de vida das pessoas que abusam de drogas, assim como o melhoramento das condições de vida nas comunidades locais nas quais eles vivem e os operadores trabalham. A maior parte das ações que acontece dentro da ótica do Tratamento, fundamenta-se na prática de quatro aspectos/macro ações ou eixos: organização, educação, terapia, trabalho.
Ao lado do Tratamento Comunitário está a redução de Danos que requer um olhar diferenciado para o uso de drogas. O foco não se restringe ao uso, mas à pessoa com sua história de vida, potencialidades, superações, desejos.
Os projetos que executam ações em Tratamento Comunitário e Redução de Danos na Lua Nova são:
- Núcleo da Vila
- Nóis na Rua
- Conhecendo, atuando e multiplicando saberes

Nenhum comentário:

Postar um comentário